Brasil X Índia: uma parceria importante a ser explorada

A viagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a Índia tem uma importância tanto simbólica como também prática. Simbólica por se tratar de um convite para o presidente brasileiro festejar uma data de grande importância para os indianos, a saber, o Dia da República. Essa deferência é uma honraria muito importante e ao ser concedida a Jair Bolsonaro, o premier indiano, Narendra Modi, demonstra claramente que busca uma aproximação ainda maior com o Brasil.

Foto: O globo.
No discurso do líder indiano ele demonstrou bastante apreço por Bolsonaro. Ficou evidente a admiração que parece cultivar pelo líder brasileiro. Do ponto de vista prático, a viagem pode significar importantes negócios ao nosso país, considerando, obviamente, que a delegação que acompanha o presidente Jair Bolsonaro, de fato aproveite tal momento para estreitar ainda mais as relações comerciais entre o Brasil e aquele país oriental.

 Presidente Bolsonaro e o Premier indiano Narendra Modi (Foto: Terra.com).
A Índia é uma potência militar, pois, domina os armamentos nucleares e também é o segundo país do mundo em termos de população, tendo previsão, de em poucos anos, ultrapassar a China neste quesito, sendo desta forma um gigantesco mercado consumidor.

Presidente Bolsonaro e o presidente indiano Ram Nath Kovind (Foto: planalto.com). 
É também uma nação de grandes tradições, posto que, trata-se de um povo de história milenar e no tocante à questão econômica é atualmente a 5º maior economia do mundo tendo um crescimento anual em 2019 superior a 5,8% bem acima do crescimento registrado no Brasil e, segundo vários indicadores, a previsão é de que haverá crescimento em torno de 6,8% neste ano que se inicia.

Por todos estes fatores, ao contrário do que certos setores da mídia brasileira têm destacado como uma mera viagem de cortesia, vejo esta passada do presidente na Índia como uma ótima oportunidade de aprofundar as relações comerciais e de cooperação entre os dois países, pois é evidente semelhanças entre as duas nações além de serem dois gigantes pertencentes ao BRICS.

(Foto: UOL).
A partir do que foi divulgado o Brasil e a Índia assinaram cerca de quinze acordos bilaterais nas áreas de Bioenergia, Previdência Social, em matéria jurídica entre outras áreas importantes. Torcemos para que o Brasil abra cada vez mais seu mercado e conquiste mais espaço na economia mundial, pois, em meio à crise em curso no país, é fundamental que se busque mais investimentos e importantes parcerias, pois, só assim será possível romper o momento ruim q a economia brasileira ainda está enfrentando.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.