São Domigos do Maranhão: passado, presente e futuro (parte I)

Vista panorâmica da cidade de São Domingos - MA.
                                              
Primeiras palavras

Essa série de postagens (dividida em quatro partes) que ora se inicia, intitulada: São Domingos do Maranhão: passado, presente e futuro tem por objetivo primordial, traçar uma análise geral a respeito da cidade de São Domingos do Maranhão, considerando diferentes aspectos que vão desde os de caráter histórico, econômico, político, cultural, social, planejamento estratégico dentre outros que sejam igualmente relevantes em uma apreciação dessa envergadura. 
  
A razão de tal empreitada se deve a observância do grande potencial regional que a cidade de São Domingos do Maranhão tem demonstrado, de forma que, compreender questões que envolvam a política, a economia e os fatores sociais relacionados a esta cidade, se faz necessário quando se pretende contribuir com a mesma, tendo como ponto de partida a análise calcada na realidade concreta e uma motivação alicerçada na visão liberal e todas as virtudes que uma economia de mercado pode trazer a cidades com claro viés empreendedor.

Portanto, sejam todos bem-vindos a uma estimulante viagem pela cidade de São Domingos do Maranhão. Venham conosco e apreciem as potencialidades, a história do município, bem como, não ignorem os problemas que ainda perduram na cidade em razão de fatores políticos, educacionais entre outros que se somam e que trazem transtornos à população, mas que, felizmente, são perfeitamente solucionáveis, desde que, se apliquem os métodos certos. Sigamos juntos rumo a São Domingos!! 

Um pouco de História  

No que se refere à história da cidade, como ela surgiu, seus primeiros moradores, bem como, sua emancipação política, os dados que se dispõem para a averiguação, ainda são escassos, dado a cidade não contar com uma grande produção acadêmica, mas ainda assim, foi possível levantar informações importantes, as quais dão conta de como tudo começou. Nesse sentido é importante considerarmos o fragmento abaixo:

A história começa com um dos moradores mais antigos, Sr. Joaquim Fernandes da Silva, que teve grande conhecimento com o Sr. José Tibúrcio Feio, descobridor deste município, com o qual constantemente conversava sobre sua descoberta. Dizia então José Tibúrcio Feio que, em um dia de domingo do mês de agosto do ano de 1898, em uma de suas caçadas, se aprofundou nas matas virgens quando verificou um cachorro que lhe acompanhava com os pés molhados, sinal de que ali perto existia água, como realmente com ligeira busca encontrou uma lagoa, que hoje é considerada como uma riqueza do município, e que tomou o seu nome. Ficou muito alegre e, voltando a sua moradia deu a notícia a sua mulher, que em dias depois, trouxe-a para esse local. Como vinham se alimentando sem sal, resolveu então enfrentar as matas para ver se conseguia um local próximo onde o comprasse; com três dias saiu no povoado Caximbos que fica distante 48 quilômetros desta cidade; lá fez suas compras e voltou; daí em diante passou mandar a mulher para fazer tal serviço (FONTE, IBGE).

Fica evidente, pelo fragmento acima, que o processo inicial de descoberta e posterior ocupação da área, já dura mais de um século, visto que, iniciara no final do século XIX, mas só depois de algumas décadas, já no século XX, é que a cidade iria de fato surgir, ou seja, ser emancipada politicamente. 


Imagens antigas da cidade (Fonte IBGE)

O a fragmento abaixo corrobora o que fora dito pelo anterior e dá mais algumas informações relevantes para se entender a história da cidade:

A notícia foi se propalando, começando a chegar outros elementos para fazerem moradia junto à lagoa. Com a abundância de água e a fertilidade das terras, que se prestavam a todas as culturas e criação, rapidamente tornou-se uma povoação, sendo que em 1932, iniciou a entrada de nordestinos, o que até hoje continua, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. Por ter sido descoberto em um dia de domingo foi daí a origem do seu nome atual – São Domingo (FONTE, IBGE). 

O município foi criado mediante a Lei nº. 756 de 24 de setembro de 1952, durante a gestão do Governador  do Maranhão, senhor Eugênio Barros. A referida lei destaca em seu Art. 1° - “É criado o Município de São Domingos do Maranhão, constituído pelo atual de Pucumã, antigo São Domingos, desmembrado dos municípios de Colinas e Presidente Dutra, de acordo com os limites fixados na presente Lei”. 

 Imagem antiga da Lagoa do Zé Feio da cidade
 (Fonte IBGE)

Nos artigos 2º, 3º e 4º aponta a subordinação do município, em termos de comarca, como também qual o povoado que fora elevado para a condição de sede, bem como, a constituição distrital da cidade, de modo que os artigos são cristalinos em sua enumeração e detalhamento: 



Art.2º - O município de São Domingos do Maranhão fica subordinado ao termo sede da Comarca de Colinas.
Art.3º - É elevada à categoria de cidade e convertida em sede de Município o atual povoado de Pucumã. 
Art.4º - O Município é constituído por um só distrito. (FONTE: PREFEITURA DE SÃO DOMINGOS).

No tocante às questões relacionadas à posição geográfica do município de acordo com a mesma lei de criação, a configuração espacial no tocante as divisões intermunicipais estão contidas no artigo 5º. Nesse sentido os limites municipais são os seguintes: 



Art.5º - São os seguintes limites do atual Município: 1 – Com o Município de PRESIDENTE DUTRA: Começa no ponto de entroncamento do divisor de águas Itapecuru – Pucumã com o divisor Mearim – Itapecuru; segue por este ultimo divisor até o ponto de intersecção do mesmo, com a reta geodésica que une a foz do rio Flores, afluente da margem direita do rio Mearim, à foz do rio Corrente, afluente da margem direita do rio Itapecuru.
2 – Com o Município de CAXIAS: Começa no ponto de intersecção do divisor de águas Mearim-Itapecuru com a reta geodésica foz do Flores – foz do Corrente; desse ponto, segue pela mesma reta geodésica, até o ponto de intersecção da mesma, com o divisor de águas Itapecuru – Pucumã.
3 – Com o Município de COLINAS: Começa no ponto de intersecção da reta geodésica, foz do Flores foz do Corrente, com o divisor de águas Itapecuru – Pucumã; desse ponto de intersecção, segue por este divisor até o entroncamento com o divisor Itapecuru – Mearim. (FONTE: PREFEITURA DE SÃO DOMINGOS).

Já no que tange a sua divisão interna, as divisas entre os distritos, a lei assim declara: 



O Município é constituído por um só distrito.
Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário (FONTE: PREFEITURA DE SÃO DOMINGOS).

Vale apontar, que essa configuração de divisão externa, já não é a mesma, devido o surgimento de novos municípios, de forma que, na atualidade a cidade faz divisa com: Presidente Dutra, Graça Aranha, Governador Luiz Rocha, Fortuna, Jatobá, Tuntum e Santa Filomena. 

Atualmente, de acordo com dados do Censo Demográfico do IBGE (2010) (atualizados em 2018), a cidade conta com uma população absoluta estimada em cerca de 34.368 mil habitantes. A população relativa (densidade demográfica) está na casa 29,17 hab/km² (IBGE, 2018) o que demonstra que no contexto do Maranhão tem uma população compatível com cidades de igual porte.

Geograficamente está localizada na mesorregião Centro Maranhense, sendo uma área de contato com diversas outras do estado do Maranhão como fica claro mediante o mapa abaixo.

Fonte: secretária de cultura do estado do Maranhão: 
<http://www.cultura.ma.gov.br/portal/pec/anexo/mesorregioes.pdf>

Portanto, trata-se de uma cidade localizada numa posição de proximidade com alguns centros regionais e políticos do estado, tais como, Presidente Dutra e até mesmo Caxias, de modo que, não se trata de uma cidade, sobre o ponto de vista de sua posição geográfica, isolada, pelo contrário, tem potencialidade fundamental de localização, necessitando apenas melhor infraestrutura para escoar seus produtos e desenvolver ainda mais suas potencialidades econômicas. Ademais, em termos políticos, a cidade atualmente é governada pelo prefeito a (MDB) e se notabiliza por ser um município de grandes efervescências no tocante às disputas no campo político. 

Referências



Prefeitura Municipal de São Domingos do Maranhão. Disponível em:< http://www.saodomingosdomaranhao.ma.gov.br/> Acesso em: 20 de março de 2019.


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE. São domingos do Maranhão. Disponível em:< https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/sao-domingos-do-maranhao> Acesso em: 20 de março de 2019

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.