São Domingos do Maranhão – passado, presente e futuro (parte final)

Fonte: You Tube.

Chegamos ao fim da viagem que nos propusemos realizar – mesmo sem sair do espaço virtual – no início dessa série no tocante ao município de São Domingos do Maranhão. Nela conhecemos um pouco mais da história dessa promissora cidade maranhense, elencando assim, as bases econômicas, os aspectos relativos aos indicadores sociais, bem como, as possibilidades de crescimentos observadas neste município.

Fonte: IBGE.

Fonte: IBGE.

Denunciamos ainda, os problemas enfrentados pelos produtores rurais de São Domingos como também as carências referentes ao saneamento básico e aspectos educacionais que ainda precisam ser enfrentadas na aludida cidade.

 
Fonte: CCB.
Para encerrar então esta série e ter a certeza de que a missão que fora proposta, no início, foi cumprida, queremos nessa última postagem destacar que, a cidade de São Domingos tem um grande potencial para o agronegócio, pois os números que foram por nós estudados no que se refere à produção de abacaxi só para citar um exemplo, são bastante reveladores.

Fonte: Abimael Costa.

Entendemos que é urgente a necessidade de uma melhor infraestrutura de estradas, de maior dinamismo no que se refere à política econômica, ou seja, que as amarras que atrapalham os produtores possam ser desfeitas e que a liberdade econômica dê a tônica para que assim, os produtores de São Domingos possam ter melhores meios de aumentar sua produtividade.

Para que os avanços na economia surjam, torna-se necessário que as práticas liberais, as quais se pautam pelas virtudes do mercado, se manifestem e para que isso ocorra, os próprios produtores precisam se educar melhor tanto em termos teóricos como também prático o que significa dizer que não podem ser escravos de subsídios, mas também não podem aceitar a ingerência de governantes e por isso, deve haver luta contra a intervenção do Estado nas suas diferentes esferas.

Cidades como São Domingos podem não crescer, pois, mesmo tendo claramente uma vocação empreendedora, acabam muitas vezes, por sucumbirem à intervenção estatal, a qual com a desculpa de ajudar, quase sempre atrapalha.

Se os governantes desejam efetivamente ajudar a economia local, o melhor a se fazer, é evitar as regulações que só atrapalham e buscar o máximo de liberdade para os produtores. Importa assim, mercados mais dinâmicos e com uma forte cultura de negócios livres.

São Domingos precisa conhecer mais as ideias liberais e enxergar nelas, as virtudes que poderão, efetivamente, ajudar no seu progresso econômico e social. Não é mais possível que se contentem em apenas ser uma grande produtora de abacaxi, mas ao contrário, deve buscar o dinamismo e diversificar a economia.

 Fonte: Pensador.com

Com relação aos políticos, é fundamental que surjam novas lideranças, com ideias realmente inovadoras e consistentes, que fujam do assistencialismo tão comum em política de cidades do porte de São Domingos do Maranhão e que tantos males causam. Os novos tempos exigem novos rumos que guiem o presente rumo a futuro que, a despeito de ser sempre incerto, é também real.

Antes de encerramos, queremos agradecer aos nossos leitores(as) que nos acompanharam nessa viagem. Outras análises virão e com elas poderemos conhecer novas cidades maranhenses, visto que, compreendemos que a nossa contribuição para a melhoria das condições socioeconômicas de nosso estado se dê, sobretudo, no campo das ideais, pois são elas que podem viabilizar as mudanças que todos nós precisamos, assim, gostaríamos de deixar alguns trechos do hino oficial de São Domingos do Maranhão, o qual quis a força do destino, ter tudo haver com o título dado a esta série. Eis o que diz:

Teu passado é de luta
Teu futuro é promissor
Teu presente é de vida
Tua vida é de amor

Muito obrigado aos queridos (as) leitores (as) e até uma próxima. Leiam, reflitam a respeito dos textos que escrevemos nesse espaço e comentem de forma livre, afinal, esse é o espaço da Confraria Liberal. Sigam-nos em nossas redes sociais e compartilhem os nossos conteúdos com o máximo de pessoas que puderem. Abraços!

REFERÊNCIAS

Hino de São Domingos do Maranhão – MA hinos de cidades. Disponível em:< https://www.letras.mus.br/hinos-de-cidades/1824557/> Acesso em: 30 de abril de 2019.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.