São Domingos do Maranhão – passado, presente e futuro (parte III)


Fonte: consolidesuamarca.com

Continuando a nossa série a respeito da cidade de São Domingos do Maranhão intitulada: “São Domingos do Maranhão – passado, presente e futuro” queremos nessa penúltima postagem dedicada à cidade, apontar os principais problemas do ponto de vista socioeconômico, existente no município, pois, compreendemos ser necessário um enfrentamento no sentido de rompê-los.

Em textos anteriores fizemos alusão à história da cidade, sua posição geográfica e aspectos naturais como ainda, referimo-nos a sua grande produção de abacaxi, que sem sombra de dúvidas, se configura como uma marca da cidade. Mostramos, enfim, potencialidades econômicas existentes.

Agora, porém, queremos alertar sobre problemas existentes no município que certamente, causam transtornos à população, dentre os quais o pouco cuidado com a limpeza pública das ruas, a poluição da Lagoa do Zé Feio (foto) que é um cartão postal da cidade, mas que não vem recebendo a devida atenção no tocante aos cuidados que se deve ter com a mesma, pois esgotos são lançados nela e isso além de um crime ambiental, é um perigo para as pessoas que fazem qualquer uso da água da mesma. 

Fonte: blog do Flávio Costa

A falta de uma educação ambiental sólida, com foco numa coleta seletiva do lixo, no sentido de demonstrar à população local, a importância no tocante a cidade se conservar limpa, aliada ao pouco caso feito pelo Poder Público Municipal, tem contribuído para que muitos moradores se queixem bastante da sujeira existente nas ruas. Com isso, além do mau cheiro que o lixo provoca, ainda existe o risco, como se sabe, da propagação de doenças, por conta da sujeira nos diveros pontos da cidade, de modo que, precisa ser enfrentado tão grave problema.

A educação básica na cidade também é um problema, pois ainda necessita de melhor infraestrutura, como também, melhorar os recursos humanos no que tange a uma boa qualificação dos profissionais da educação, acesso a boas bibliotecas, etc., que seguramente, são fundamentais para a formação de bons leitores.

 Uma parte significativa da população, sobretudo, os jovens que residem na cidade de São Domingos e que anseiam por fazer um curso do ensino superior, precisam se deslocar para outras cidades tais como: Caxias, São Luís, Teresina no Piauí, entre outras pelo Brasil a fora, para assim concretizarem seus desejos, pois, a cidade ainda não oferece uma estrutura nesse sentido. 

Essa é também uma problemática a ser enfrentada, pois, no mundo atual, onde a informação e o conhecimento passaram a ter um valor de mercado significativo, a qualificação técnica e intelectual, se configuram como importantes não apenas para a melhor formação do intelecto do indivíduo, mas também, para sua inserção no mercado de trabalho enquanto funcionário de empresas ou mesmo, quando se deseja empreender.

Fonte: Postcrom.com

Alguns moradores alegaram ainda a nossa equipe, que existem problemas com relação ao fornecimento de água na cidade, bem como, demais aspectos do saneamento básico, pois como já referido, a questão do esgoto lançado na Lagoa do Zé Feio, lixo nas ruas e também o não cuidado com prédios públicos que são importantes para a história da cidade e ainda, o abandono de praças (foto) que, muitas vezes, são utilizadas por marginais, dado não haver segurança nesses locais, são problemas verificados na cidade.

                                              Fonte: Direta.

Devemos destacar uma questão muito importante, a saber, o fato de que na cidade fora implantada uma “Agroindústria de polpas e frutas” (foto) com um investimento em torno de $ 2.000.000 reais e que foi anunciada com a promessa de ajudar aos produtores locais, entre os quais, os produtores de abacaxi, no sentido de contribuir com esses trabalhadores no beneficiamento das polpas dos frutos por eles produzidos e assim, tornarem a produção mais competitiva no mercado regional e nacional. Porém, o que se viu foi mais uma vez o dinheiro dos pagadores de impostos ser jogado pelo ralo, visto que, a despeito do alto investimento a fábrica nunca de fato funcionou.

Fonte: Direta.

De acordo com fontes locais o prédio da “Agroindústria de polpas e frutas” está sem uso e as máquinas estão sofrendo com a ação do tempo e, pela falta de segurança, é possível que até mesmo sejam roubadas ou mesmo o local possa ser vandalizado. Isso é uma coisa absurda, pois, além de não trazer os benefícios prometidos, significa ainda, prejuízo aos pagadores de impostos. O video abaixo mostra a festa da inauguração e as promessas, que na prática, não se concretizaram.

Fonte: You Tube.

É urgente que as autoridades locais tomem as devidas providências para que se resolva tal situação, pois é inaceitável que a população seja duplamente penalizada pela incompetência do Poder Público, visto que, além de não receberem os benefícios desejados e garantidos quando da inauguração, também vê o seu dinheiro ser jogado na lama visto que os gatos com máquinas e o prédio até o devido momento, se mostraram em vão.

Esperamos que as lideranças da cidade de São Domingos do Maranhão se atentem a estes problemas por nós aqui apontados, para que, as dificuldades verificadas nesse texto, possam ser enfrentadas e solucionadas e desta maneira, o bem comum seja de fato o foco de uma Administração Pública ética e politicamente assentada na moralidade.


REFRÊNCIAS


Portal Sinal Verde. Humberto Coutinho inaugura fábrica de polpa de frutas em São Domingos do Maranhão. Disponível em:< http://portalsinalverde.com/noticia/17068-humberto-coutinho-inaugura-fabrica-de-polpa-de-frutas-em-sao-domingos-do-maranhao> Aceso em: 30 de abril de 2019.

IBGE. São Domingos do Maranhão. Disponível em:< https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/sao-domingos-do-maranhao/panorama> Aceso em: 30 de abril de 2019.

TV Assembleia. Humberto Coutinho inaugura fábrica de polpa de frutas em São Domingos do Maranhão. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=BWQLznPPta4> Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.