Quem atira com pólvora alheia, não mede distância

É muito provável que você já tenhas ouvido o famoso provérbio - Quem atira com a pólvora alheia, não mede distância. Quem em um entendimento simples, brinca com o fato de quando alguém utiliza ou ferramentas, ou recursos, como dinheiro, de outra pessoa, o mesmo não os utiliza da forma mais eficiente ou adequada, pois para si, não há prejuízos.

Pois bem, é exatamente assim os políticos sempre utilizaram e utilizam os recursos da população, principalmente em época de eleições, como no corrente ano. Vejamos em exemplo, nosso governador, Flávio Dino (PC do B), lançou o projeto de lei n.º 063/2018 visando solicitar empréstimos junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF),  e ao New Development Bank (NDB), no valores respectivos a USD 77.652.392,00, e USD 70.806.056,00. Quem em valores atuais chegam próximo a BRL 500 milhões de reais [1].

Flávio Dino, Governador do Maranhão - foto: blogsoestado.com
Agora você pode está se questionando, o que isso tem haver com o provérbio. Simples, o Estado, na figura do Governador, não produz renda alguma, nem mesmo as empresas públicas, como Petrobras, Correios, Eletrobras, geram receitas ao Estado. Mas todos estes empréstimos devem ser pagos por alguém. Esse "alguém" obviamente somos todos nós pagadores de impostos, e estes bancos só emprestam porque sabem que você pagará, de uma maneira ou outra, seus impostos, e pagará mesmo que seja necessário aumentar seus valores.

- Endividar-se é preciso! É um outro provérbio verdadeiro no mundo dos negócios e administrativo. Contudo, é preciso calcular todos os riscos da operação e o principal, como pagar as parcelas e os juros sem comprometer a saúde financeira do solicitante. Planejamento esse, que parece não ter havido no caso de mais esse, possível, empréstimo que o Governador fará. Ou pelo menos não deixou claro para que será utilizado o recurso e principalmente, que retorno ele trará para a população maranhense. Ou se é apenas para 'turbinar' sua campanha a reeleição ao governo do Maranhão, prática muito comum Brasil a fora.

Mas é claro, por que você deveria se preocupar com isso, por exemplo, no ano de 2017 o governo do maranhão arrecadou BRL 16.31 bilhões, e só gastou BRL 14.23 bilhões de reais [2]. Então, temos caixa para isso. Mas, se temos caixa, por que pedir empréstimos? E mais, como foram gastos esses valores? E mais, quanto desse valor gasto, foi para pagar empréstimos anteriores? É importante lembrar que há 2 anos, mesmo alegando está no "azul", o Governo do Maranhão foi um dos signatários que pediram socorro ao Governo Federal.

Impostos altos, como os praticados no Brasil, chegando a comprometer em até 50% da renda dos cidadãos, é a forma mais cruel de escravizar sua população e a condenar a pobreza, pois tomar suas riquezas e não oferece benefícios. Então, questione-se, será se pago um imposto justo, e para que está sendo utilizado meu dinheiro. E essa, não é uma "historinha de gente rica", como muitos estatistas costumam pregar, os maiores prejudicados são sempre os mais pobres. A moral da história, é sempre a sua pólvora que estará sendo atirada, por que desperdiçá-la?

REFERÊNCIAS

[1] - http://www.al.ma.leg.br/discursos/17666
[2] - http://www.transparencia.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.