São Domingos do Maranhão – passado, presente e futuro (parte II)



 Fonte: Blog do Pedro Jorge.

Nessa segunda parte da série:São Domingos do Maranhão – passado, presente e futuro” vamos aprofundar nossa análise sobre esse promissor município do Maranhão, demonstrar suas potencialidades econômicas atuais e as possibilidades de avanços futuros.


São Domingos do Maranhão é uma cidade conhecida pela sua grande vocação para o plantio da cultura do Abacaxi, sendo inclusive, referência no estado e fora dele, a ponto de se configurar como uma importante fronteira agrícola desse setor:


"Com uma produção em torno de 45 milhões de abacaxis produzidos por ano e movimentação econômica de cerca de R$ 80 milhões, o município de São Domingos do Maranhão já é considerado o maior produtor de abacaxi tipo pérola do estado, cultivado em mais de 1.300 hectares de terras, envolvendo mais de 90% da população do município" (Fonte: Secretária de Agricultura Familiar – SAF).


Esse potencial poderia ser muito mais desenvolvido se não fosse as inúmeras amarras estatais existentes no país, as quais trazem burocracia gigantesca ao homem do campo, aos produtores rurais, impossibilitando-os de maiores ganhos e maior dinamismo na produção. Os governos sejam em âmbito  federal, estadual ou municipal, tendem, com raras exceções, criar condições desfavoráveis para a existência de uma economia livre e dinâmica:

 Fonte: Portal desistir nunca. 
A infraestrutura para escoar os produtos ainda é muito precária na região, pois se sabe que no Maranhão, muitas rodovias estão em condições lastimáveis, o que gera dificuldade para enviar a lugares mais distantes e isso aliado às questões de ordem nacional, como por exemplo, os valores dos fretes, cada vez mais caros, que se ligam com as questões dos combustíveis, tributação, etc., tudo isso atrapalha desenvolver melhores condições na economia e certamente, afeta os produtores de São Domingos, mas, a despeito disso tudo, eles tem se destacado e produzido com grande vigor e qualidade.
 Fonte: SENAR


É importante frisar ainda que São Domingos, a despeito da potencialidade agroindustrial latente ora citada, ainda se configura, sobre muitos aspectos, em um município bastante carente.
Questões relativas à infraestrutura, saneamento básico, educação, lazer, etc., são pontos onde o município precisa melhorar seus indicares sociais, pois de acordo com os dados do IBGE (2010) o número de analfabetos ainda é considerado elevado e a mortalidade infantil ainda atinge níveis que precisam de atenção. Isso significa que a saúde, educação, saneamento básico, precisam serem observadas através de ações efetivas, pois são aspectos fundamentais ao desenvolvimento pleno da população.


A potencialidade econômica do município se deve também às suas qualidades naturais, pois o espaço onde se assenta a cidade, ao longo das décadas, tem sido apropriado para a agropecuária se desenvolver, visto que, a área mesmo estando na região Nordeste, que como se sabe, é castigada pela escassez de água em determinadas partes, não sofre desse flagelo, o que seguramente, contribui para que atividades ligadas ao setor agropecuário tenha sucesso. Mas que fique claro, que não apenas o setor agropecuário, como também, o extrativista, setor empresarial de serviços, são importantes para o dinamismo econômico.


"O município de São Domingos do Maranhão pertence à bacia hidrográfica do rio Itapecuru, pois o rio Pucumã, que drena a área desse município, é seu afluente pela margem esquerda. Trata-se de uma bacia irregular, estreita nas nascentes e na desembocadura, alargando-se na parte central, onde atinge aproximadamente 120 km" (CORREIA FILHO, 2011, p. 19).

Essas condições geográficas favoráveis sem dúvida alguma são importantes, mas sem, uma política econômica que foque na desburocratização da economia, na desregulamentação, que muito atrapalha quem deseja produzir nesse país, além de outros inúmeros fatores que afetam o homem do campo, como por exemplo, a falta de segurança nas propriedades privadas; as muitas leis que afetam o produtor, serão difíceis ganhos econômicos mais significativos e, por conseguinte, melhoria das condições de prosperidade na região.

 Fonte: Kadefrases.

De acordo com o estudo intitulado: “relatório diagnóstico do município de São Domingos do Maranhão” do CPRM - Serviço Geológico do Brasil de 2011 algumas atividades que impactam a economia são descritas de forma clara:


"A pecuária, o extrativismo vegetal, a lavoura permanente e a lavoura temporária, as transferências governamentais, o setor empresarial com duzentas e treze unidades atuantes e o trabalho informal são as principais fontes de recursos para o município" (CORREIA FILHO, 2011, p.13).

Diante de tal realidade é importante uma visão econômica calcada na liberdade de mercado, pois só com mais liberdade para produzir, com maior segurança jurídica no que tange à obediência às leis de mercado, é que de fato haverá um ambiente possível de grandes prosperidades que só o sistema capitalista, na sua vertente liberal, consegue proporcionar. Em verdade se o estado deseja realizar algo de bom pelo produtor que comece por abolir a legislação predatória que asfixia quem deseja construir riquezas para a nação, pois isso já seria uma ajuda e tanto.

Segundo o estudo intitulado: “São Domingos do Maranhão: A nova fronteira da abacaxicultura do Brasil”, o município tem se destacado no cenário nacional dada a sua importante contribuição nesse setor da “abacaxicultura” o que contribui para a renda da população dado que, como se sabe, o Maranhão ainda ser um dos estados com piores indicadores sociais do país. A força econômica que esse setor tem para a renda per capita não se pode ignorar. Os gráficos abaixo demonstram o processo de evolução da cultura do abacaxi no município:


Verifica-se que a produção de abacaxi tivera seu início nos anos 80, porém, durante os anos 90 e a década de 2000 foi que de fato se consolidou tal cultura como se abstrai pela área de plantio destacada no gráfico acima. Embora seja recente, já representa uma força econômica muito significativa para a cidade, de modo que, tem um grande peso para a economia local.
O gráfico a seguir demonstra a evolução da produtividade ao longo dos anos e fica evidente que, desde que a cultura foi adotada no município, ela está numa crescente:


Portanto, fica bem claro que a cidade de São Domingos tem uma grande vocação para o agronegócio no estado do Maranhão, visto que, desde que se profissionalizou a produção de abacaxi só cresceu e contribuiu para a economia local, de maneira que, não se pode ignorar seu peso e valor para a produção ode riquezas, assim sendo, o que poderia melhorar as condições do setor, como já dito, séria medidas para desburocratizar o setor que ainda sofre com interferências estatais que só atrapalha quem deseja produzir. 


REFERÊNCIAS



CORREIA FILHO, Francisco Lages. Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea, estado do Maranhão: relatório diagnóstico do município de São Domingos do Maranhão. Teresina: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2011. Disponível em: <http://rigeo.cprm.gov.br/xmlui/bitstream/handle/doc/15645/rel-sao_domingos_ma.pdf?sequence=1> Acesso em:  20 de abril de 2019.



São Domingos do Maranhão: “A nova fronteira da abacaxicultura do Brasil”. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/camaras-setoriais-tematicas/documentos/camaras-setoriais/fruticultura/anos-anteriores/a-nova-fronteira-da-abacaxicultura-do-brasil.pdf> Acesso em:  20 de abril de 2019.

MARANHÃO. Governo do Estado apoiou Festival de Abacaxi em São Domingos. Disponível em:< Governo do Estado apoiou Festival de Abacaxi em São Domingos> Aceso em:20 de abril de 2019.

________.Capacitação do SENAR qualifica produtores de abacaxi em São Domingos do Maranhão. Disponível em:< https://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/capacitacao-do-senar-qualifica-produtores-de-abacaxi-em-sao-domingos-do-maranhao-130626 > Aceso em: 20 de abril de 2019.
 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.