Nazismo e Socialismo: Irmãos briguentos.

Desde cedo aprendemos nas escolas e mais tarde nas faculdades que o Nazismo foi uma ideologia que deu sustentação à uma ditadura capitalista de extrema direita. Bom, acontece que isso não condiz com os fatos, pois, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista) não tem nada de capitalista - no sentido liberal e correto do termo - e muito menos é um partido de direita, muito pelo contrário, suas diretrizes se chocam com às ideias de direita e do liberalismo.



O próprio Hitler afirmava que um de seus principais objetivos era colocar o capitalismo de joelhos. Mas por qual razão as pessoas insistem em dizer que o Nazismo era de direita? Um dos argumentos mais usados (se não o mais usado) para justificar tal coisa é o fato de Hitler ter supostamente conseguido o apoio do empresariado alemão, preservando assim, várias empresas capitalistas durante o regime nazista. Diante de tal questão podemos ter uma certeza, a saber, que durante um debate com qualquer esquerdista este será o principal argumento dele, para a afirmação que nazismo é de direita. Por esse e outros motivos, o presente artigo tem como principal objetivo rebater esse argumento de forma rápida e clara (para os demais argumentos usados irei apenas colocar um quadro esquemático explicando as principais semelhanças entre os dois sistemas).

Acontece que às histórias a respeito dessas empresas capitalistas em pleno regime nazista não passam de meias verdades, pois o suposto capitalismo dessas empresas era apenas de fachada, pois quem mandava e desmandava, quem dizia o que ia ser produzido e quando ia ser produzido era o próprio governo alemão, as empresas eram estatais, praticamente (acho que não é preciso lembrar que estatais são uma forte característica de socialismo).

       “Nós exigimos a nacionalização de todas as indústrias associadas”.
                                                                                     - Adolf Hitler-


Hitler somente deu aos empresários duas opções: ou se aliavam a ele e viviam um pouco mais (reduzindo o empresariado a meros funcionários de suas próprias empresas sem ter o poder de comandar nada), ou recusava a oferta e morriam ali mesmo. De uma forma ou de outra o empresariado alemão pagou com a própria vida num episódio que ficou conhecido como “noite das facas longas” ocorrido em 1934, onde Hitler mandou executar empresários e também conservadores, cerca de 85 pessoas perderam à vida neste episódio.

"Nós somos socialistas, somos inimigos do sistema econômico capitalista vigente”.
- Adolf Hitler -

Controle das indústrias e extermínio de empresários (fora as citações acima), são fatos que já se mostram mais do que suficientes para deixar claro que nazismo não tinha nada de capitalista, mas sim socialista, porém, para quem ainda tem dúvidas, aqui vão mais algumas semelhanças:



Não esqueci dos que berram que nazismo era de direita visto que, Hitler mandava matar comunistas. Bom, isso não quer dizer muita coisa, pois Stálin foi talvez quem mais matou comunistas, ou devo lembrá-los aqui do que ele fez com Trotsky e sua turma? Uma das poucas diferenças entre essas duas ideologias é que para o nazismo de Hitler o socialismo era nacionalista, e o que definia seus inimigos era a raça. Já o socialismo para Stalin era internacional e o que definia seus inimigos era a classe (burgueses x proletários). Essas são as únicas diferenças entre os dois regimes, portanto nazismo e socialismo não passam de irmãos briguentos, com muitas semelhanças e poucas diferenças.

FONTES

HAYEK, Friederich; O Caminho da Servidão. São Paulo: Vide; Edição: 1ª, 2013.
 
NARLOCH, Leandro; Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo. São Paulo: Leya, 2013.

GOLDBERG, jonah; Fascismo de Esquerda. Rio de Janeiro: Record; Edição: 1ª, 2009
HALBROOK. P. Stephen; Hitler e o desarmamento. São Paulo: Vide; Edição: , 2017.

WILLIAMSON, Kevin D; O livro politicamente incorreto da esquerda e do socialismo. Rio de Janeiro: Agir; Edição: , 2013.

QUINTELA, Flávio; Mentiram e Muito Para Mim. São Paulo. Vide; Edição: , 2014.

Instituto Mises Brasil. Porque nazismo era socialismo e por que o socialismo é totalitário. 2014.  Disponível em: https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=98 . Acesso em: 22- janeiro de 2018.
Instituto Mises Brasil. Afinal, os nazistas eram capitalistas, socialistas ou a “terceira via”?. 2017. Disponível em: https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2797 . Acesso em 23-janeiro de 2018.

Mises Portugal. Hitler e Marx – Separados à Nascença. 2015. Disponível em: http://mises.org.pt/2015/12/marx-hitler-separados-a-nascenca/ . Acesso em 23-janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.