Editorial do Confraria Liberal




CONFRARIA LIBERAL NA BLOGOSFERA: Nossos valores: Liberdade, Propriedade e Justiça; nossa luta, contra o pensamento único.

A principal razão apontada para o surgimento do Grupo de Estudos Econômicos e Filosóficos Confraria Liberal (GEEFCL), se relaciona diretamente, a inexistência, em Caxias no Maranhão, de pesquisas independentes focadas na filosofia e no pensamento econômico, sobretudo, aquele de viés liberal. 

Essa lacuna, que fora sentida, no meio acadêmico local, entre outras razões; nos motivou a unir forças rumo ao desenvolvimento de um projeto que culminasse no aprofundamento de estudos autônomos, onde o foco fosse sempre o crescimento intelectual.

Foi assim, com essas motivações referidas que, reunindo, estudantes universitários, professores; empreendedores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que surgiu o grupo Confraria Liberal.

Desde o início, o Confraria Liberal buscou (e ainda continua a buscar), realizar um trabalho sério no tocante ao estudo da Filosofia Clássica e do Pensamento Liberal, além é claro, de questões voltadas para a política, educação, cultura e temas de interesse social.

A nossa cidade e região, a exemplo do resto do país, vê-se refém do pensamento único (tendências dogmáticas e hegemônicas) o qual se manifesta em seus múltiplos aspectos, indo das formas mais moderadas até às mais radicais. 

Por conta da predominância do pensamento único, em geral; não existem estudos alternativos sérios, o que inexoravelmente, limita bastante o arcabouço intelectual dos jovens estudantes, principalmente, daqueles que, verdadeiramente, amam o conhecimento; os quais não se deixam limitar por posturas ou visões unilaterais. 

Reagindo contra esta “ditadura”, a do pensamento único, a qual se instalou no meio acadêmico e social do país, onde, pela conveniência dos meios universitários, da mídia e demais instâncias sociais; impera o analfabetismo em diferentes graus é que o Confraria Liberal surge.

O grupo entende que, o unilateralismo nunca foi e continua a não ser, saudável para quem deseja crescer em conhecimento, pois, o contraditório, nas ciências e noutras áreas da vida é, seguramente, algo fundamental e necessário. Quem discorda de tal assertiva, tende a ser dogmático e autoritário na forma de pensar e agir. 

Sinaliza-se aos acadêmicos e sociedade em geral, que a imposição doutrinária de qualquer corrente do pensamento, tende a inviabilizar os processos cognitivos. O grupo visa então, demonstrar que só posturas firmes em busca de um saber seguro e não dogmático, é que de fato, produz conhecimento sólido e útil.

Busca-se abrir um verdadeiro debate público intelectual, pois pelo que se abstrai da realidade do país, não é isso que tem ocorrido, muito pelo contrário, o pensamento único vem sendo aceito e propagado de Norte a Sul e de Leste a Oeste.

Assim como se alastram os ensinos de grupos fanáticos e irracionais, semelhantemente, agem os proponentes do pensamento único, demonstrando desta maneira, a fraqueza, de suas equivocadas teses. 

Mediante o trabalho sério dos integrantes do Confraria Liberal, espera-se que ocorram grandes mudanças no tocante às questões educacionais em nossa cidade e região.

O Confraria Liberal, diferentemente, daqueles grupos que defendem o pensamento único, não busca convencer ou doutrinar ninguém através de práticas ideológicas bitoladas. Na verdade, pretende-se contribuir para que os estudantes e demais pessoas ou grupos, tenham acesso à bibliografia e a formas diferentes de conhecimento. 

Acredita-se que, amparados em maior base teórica e firmeza metodológica, a reprodução de visões unilaterais e incoerentes, tendem a diminuir, fazendo surgir um saber de qualidade.

Desta maneira, pretendemos desenvolver, a partir de abordagens liberais e clássicas e de maneira séria, um trabalho focado na filosofia, economia; política e cultura, pois se entende que estes são pontos relevantes e que, portanto, não podem ser negligenciados. 

A expansão, mediante as redes sociais e blog oficial, bem como, através de encontros, eventos, palestras, seminários dentre outras formas e meios que possam existir, do trabalho educativo sério e pioneiro se mostra necessário e, ao mesmo tempo, constitui-se um desafio ao grupo.

O grupo não pretende de forma alguma, ser apenas um “clube fechado”, ao contrário, pretendemos através de ações sérias e responsáveis, contribuir, positivamente, com a nossa cidade, região e, obviamente, com o nosso país no sentido de melhorar as condições de educação e desenvolvimento, em geral. 

Portanto, o Confraria Liberal, que de um pequeno grupo de estudos, surgido em 2015 busca agora, superar novos desafios e alçar voos mais altos. Mais do que a reunião de amigos que gostam de estudar filosofia e economia além de questões políticas, o Confraria Liberal torna-se um movimento em favor da ampliação do conhecimento e da difusão de boas ideias e práticas. Movidos pelos ideais de liberdade, pelo direito e respeito à propriedade privada e pela prática da justiça é que seguimos em nosso trabalho pioneiro, o qual agora, está mais forte do que nunca. 

Desejamos que todas as pessoas que, porventura, possam ter acesso aos nossos escritos ou que participem de quaisquer que sejam as atividades promovidas por nós, retirem de tais, o melhor proveito possível, pois, este é o nosso firme desejo. É, portanto, para isso que surgiu o Confraria Liberal: para reafirmar que, só a plena certeza de que a liberdade, o direito e respeito à propriedade privada e a prática inabalável da justiça é que podem tornar esse mundo, verdadeiramente, mais humano. Entendemos que qualquer prática, por mais bela e inofensiva que possa parecer, se não respeita estes três pontos, tende a trazer grandes prejuízos aos seres humanos e por isso, deve ser rejeitada. 

Com a confiança de que podemos contribuir com o crescimento de nossa cidade é que nos apresentamos, somos o Confraria Liberal e a nossa certeza é que a Liberdade, Propriedade e Justiça, são valores fundamentais; civilizacionais e inegociáveis, para um mundo melhor.

Atenciosamente, Equipe Confraria Liberal



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.