A ineficiência das empresas estatais: o caso dos Correios




Já é um fato notório que toda empresa estatal fornece serviços ruins por preços exorbitantes, os Correios infelizmente, não é uma exceção à regra. Além dessa empresa prestar um péssimo serviço de entrega, com fretes abusivos, que muitas vezes, saem mais caros do que o produto comprado; ainda gera, em certas situações, prejuízos absurdos; pois vira e mexe essa apresenta dificuldades financeiras, e quem "paga o pato" somos nós, pagadores de impostos.


Para piorar o quadro descrito, foi anunciado recentemente que os Correios pretende aumentar o preço do frete em 8%, no município do Rio de Janeiro por exemplo; será cobrada uma taxa extra de 3 reais.

Segundo a empresa o aumento ocorreu por conta da violência (o reajuste já deve ter entrado em vigor, pois estava previsto para o dia 6 desse mês), encarecendo ainda mais o serviço que já não é nada barato por sinal. Acontece que, o maior prejudicado dessa situação (além dos consumidores) são as empresas privadas, pois não importa se é micro, pequena ou grande empresa, todos saem perdendo, sem exceção. E isso pode virar uma grande bola de neve, devido as empresas, seguramente, passarem a ter prejuízos pelas baixas vendas, se isso acontecer, o que provavelmente vai, elas vão se ver obrigadas a demitir funcionários, aumentando ainda mais o número de desempregados no país, que cá entre nós, já é absurdamente grande.

Mas por que isso acontece? Bom, isso só ocorre porque essa estatal (Correios) tem o monopólio do mercado (no que tange ao serviço postal), ou seja, não tem concorrência, sendo o único serviço de entrega disponível no mercado, a falta da livre concorrência deixa tanto o cliente quanto o empreendedor à mercê do péssimo serviço prestado e dos fretes absurdos que são cobrados.

A solução viável para acabar com o prejuízo e o péssimo serviço que os Correios nos proporciona seria entregá-la nas mãos da iniciativa privada e abrir o mercado, para termos uma concorrência entre as empresas para ver qual fornece o melhor serviço, isso acontecendo só tende a melhorar não só a qualidade do serviço em si, mas também o preço do mesmo.

Infelizmente a privatização dessa e de outras estatais do país ainda parece uma realidade bem distante, e isto porque, quanto menos estatais, menos poder o Estado vai ter, e não é preciso ser um gênio para chegar a essa conclusão. Enquanto países da Europa já cogitam a possibilidade de fazer entregas por meio de drones, o Brasil dá mais um passo em direção ao abismo estatal com o encarecimento do serviço postal.

Recentemente os Correios entraram em greve novamente, até aí nenhuma novidade. Contudo a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect) encerrou nesta terça-feira (13) a greve, depois que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que 80% da "força de trabalho" da estatal deveria voltar a "trabalhar" normalmente.



E por último, queria deixar registrado aqui a minha mais profunda admiração por esta entidade, pois não é todo dia que temos o privilégio de ver uma empresa desse porte falir, mesmo sem ter um único concorrente. Os Correios conseguiram chegar lá, transformou o impossível em possível, como num passe de mágica, um feito e tanto.


FONTES CONSULTADAS

https://www.tecmundo.com.br/mercado/128149-termina-greve-correios-decisao-justica-trabalho.htm.
 
https://g1.globo.com/economia/noticia/greve-foi-encerrada-na-maioria-do-pais-dizem-correios.ghtml.
 
https://noticias.r7.com/brasil/trabalhadores-dos-correios-encerram-greve-13032018.

https://oglobo.globo.com/economia/correios-anunciam-aumento-medio-de-8-no-valor-do-frete-de-encomendas-entre-capitais-22439578.
 
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/correios-vao-cobrar-taxa-extra-para-entregas-no-rio-devido-a-violencia.ghtml.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.